sábado, 30 de março de 2024

Onde estão os homens héteros que buscam a astrologia?

 A astrologia é uma ferramenta de autoconhecimento milenar, historiadores afirmam que a astrologia surgiu na Suméria por volta do IV milênio a.C. Mas é fato que ela se popularizou muito de uns anos pra cá, com um grande boom na internet. Então, hoje em dia temos acesso a inúmeros conteúdos sobre o tema nas redes sociais, através de vídeos, textos, cursos…

Porém, o que eu tenho notado através desse boom da astrologia é que poucos homens se interessam pelo autoconhecimento e pela espiritualidade em geral. Porque, apesar da astrologia ser um estudo das simbologias planetárias e ter uma origem muito antiga, há espiritualidade nesse conhecimento, há intuição e não podemos negar isso. Vou relatar um pouco sobre as minhas experiências pessoais em relação ao tema e como cheguei nesse questionamento.

Desde que comecei a entrar nesse universo, fazendo cursos, workshops, participando de palestras, tenho percebido que esses ambientes estão cercados de mulheres - 90% do público interessado no autoconhecimento e espiritualidade é feminino e os homens que estão lá, a maioria diz que está acompanhando a namorada ou a esposa. É raro ver um homem que está lá por conta própria, porque ele mesmo pesquisou, ama o tema e quer se aprofundar. E de onde vem isso? Por que naturalizamos isso? É normal todos esses ambientes serem frequentados por uma imensa maioria de mulheres? Por que isso acontece?


Além de trabalhar como astróloga, sou atriz e durante a minha vida toda fiz cursos de teatro, amadores e profissionais, e atualmente estou em uma faculdade de Artes Cênicas. E adivinha? Só mulher! Durante todo o meu processo de formação como atriz, notei isso. É algo que já virou “normal” e poucas pessoas se questionam, por isso a importância desse texto. Onde estão os homens interessados no autoconhecimento, na arte, na astrologia, na espiritualidade? Pesquisei muito sobre o tema e a raiz disso é o patriarcado e como a nossa sociedade educou os homens.


A astrologia vai te ajudar a investigar as raízes dos seus traumas e experiências que te causaram algum tipo de sofrimento. Assim, toda ferramenta de autoconhecimento vai colocar luz nas suas sombras e te trazer clareza sobre aquele tema que tanto te incomoda. Mas a verdade é que nem todo mundo está preparado para enxergar as suas sombras, nem todo mundo está preparado para entrar nesse processo do autoconhecimento e cura.


É preciso ter bastante coragem e muitas vezes nos colocamos numa situação vulnerável ali, parece que o astrólogo está desvendando a sua alma e lendo sobre toda a sua vida. É normal por exemplo, em muitas consultas que faço, o cliente ter vontade de chorar. Eu trabalho com a comunicação não violenta, então não é sobre ter sido rude com quem está ali, é sobre tratar de temas delicados e feridas que ainda não foram cicatrizadas, é sobre trazer à tona memórias e questões que ainda estão latentes.


O patriarcado educou os homens para não demonstrarem os sentimentos e se fecharem. Não à toa, os homens são os que menos buscam atendimento psicológico de acordo com as pesquisas e também são os que mais cometem suicídio. Eles representam 76% da taxa de suicídio no Brasil. E por que isso acontece?

Homens também sentem, homens também possuem problemas na vida amorosa, problemas familiares, homens são seres humanos sensíveis assim como as mulheres. Não é uma questão de gênero, é uma questão de ser, de sentir, de estar vivo. Crescemos ouvindo a frase "homem não chora" ou "chorar é coisa de mulherzinha", naturalizar esse tipo de pensamento é cruel e essa é a raiz da maior parte dos problemas da sociedade, o machismo que destrói vidas de homens e mulheres.


O patriarcado ensina os homens a anularem seu lado emocional e focar no lado prático da vida, no trabalho e em questões materiais. Só que estar 100% focado no trabalho não vai fazer você deixar de sentir ou passar por dificuldades e esconder ou fugir de um problema não vai fazer ele desaparecer.


Muitos homens aprendem a deixar de lado o que há de mais belo no mundo, a arte, a filosofia, a alma, a poesia, as emoções, a astrologia, as ciências humanas e tudo aquilo que nos torna verdadeiramente humanos, seres sensíveis e empáticos - o que nos diferencia dos outros animais. A astrologia vai tocar em temas sensíveis e em nossas fraquezas e é exatamente isso o que a sociedade patriarcal não espera de um homem, que ele seja vulnerável ou mostre seu lado sensível.


"O pensar em si, o analisar seus sentimentos e emoções, não torna ninguém menos homem ou menos mulher, mas torna bem mais humano" - Iane Campos, psicóloga

_____

Significado de Áries nas Casas do Mapa Astral

 O ano novo astrológico só começa quando o Sol entra em Áries. Ou seja, os arianos carregam essa responsabilidade com muita energia. Todo mundo tem Áries em algum lugar do mapa astral e hoje vamos te contar o que cada casa nesse signo significa. Então fica de olho!

Áries é o guerreiro do zodíaco, o primeiro signo, o pioneiro, a criança, o individualista e é regido por Marte, o Deus da Guerra e do Sexo. Arianos são poderosos, charmosos, cheios de força, coragem e regados de uma boa autoestima. O Sol ama estar no signo de Áries: ele se exalta em Áries e fica em domicílio no signo de Leão, 2 signos de fogo com uma ótima autoestima e confiança. Áries é competitivo e quer ganhar, veio para ser o primeiro.


Áries na Casa 1 (Ascendente em Áries)

Quem tem ascendente em Áries aparenta ser forte, corajoso, guerreiro e sincero. Pode aparentar ser mal-humorado, ter sobrancelhas arqueadas, olhar marcante, corpo atlético e muita energia - muitos têm tendência, inclusive, a praticar esportes. Pessoas com Áries na Casa 1 gostam de ganhar e de falar sobre si mesmos. Querem conquistar o mundo, podem parecer explosivos e, à primeira vista, intimidar, mas por dentro são bobos e ingênuos. Podem ser infantis, agir por impulso e, no calor das emoções, sofrer com dores de cabeça. Quem tem Áries na Casa 1 costuma ter essa região do corpo bastante sensível e podem machucar bastante a cabeça ao longo da vida. A cabeça esquenta e esfria conforme o humor deles.


Áries na Casa 2

Quem tem Áries na Casa 2 veio para ganhar seu próprio dinheiro e desfrutar das finanças. É caçador: o dinheiro que ele conquistou é dele. É também um líder, um pioneiro e pode ter o seu próprio negócio. Ganha rápido, mas, na contramão, também gasta rápido, por ser impulsivo na hora dos gastos. O posicionamento de Marte pode indicar onde esse individuo gasta ou ganha dinheiro.


Áries na Casa 3

Pessoas com Áries na Casa 3 podem ser bastante enérgicas e impulsivas na comunicação. Possuem uma mente inquieta com muitos pensamentos, por isso também podem falar rápido demais e atropelar as palavras por conta da velocidade no raciocínio. Também podem ser rápidas demais quando estão dirigindo - precisam ter mais cautela! São pessoas que aprendem com facilidade. Na escola podem ter causado alguns problemas por conta de brigas, atitudes raivosas/impulsivas e rebeldia.


Áries na Casa 4

Quem tem Áries na Casa 4 pode ter uma família bastante animada, agitada e que fala alto - também pode ser que um dos pais seja bastante estressado, nervoso, irritado. Quando estão em casa podem ser bastante inquietos, por isso pode ser interessante praticar exercícios físicos em casa ou fazer aquela faxina de tempos em tempos para liberar essa energia.


Áries na Casa 5

Quem tem Áries na quinta casa pode atrair pessoas impulsivas no amor, ter muitos crushes passageiros, sentir dificuldade de manter as pessoas por perto - elas estão sempre de passagem. Vivem aquele famoso fogo de palha: amor à primeira vista, no entanto desapaixona bem rápido. Podem ter filhos do sexo masculino ou que gostem muito de praticar esportes, sejam competitivos e por vezes briguentos. No amor tendem a gostar de pessoas com atitude, decididas e diretas.


Áries na Casa 6

Quem nasceu com Áries na sexta casa nasceu para ser um líder. Você tem espírito de liderança para ter o seu próprio negócio, trabalhar para si mesmo, ter autonomia na vida profissional. Possui boa saúde, muita energia e uma rotina bastante agitada, sempre com muitos afazeres e pode sofrer com ansiedade. Precisa aprender a colocar toda essa energia em alguma atividade física que você faça regularmente, por exemplo, como academia, pilates, yoga, artes marciais... Se você deixar essa energia se acumular, a rotina pode ser estressante e te trazer dores de cabeça.


Áries na Casa 7

Quem nasceu com Áries na sétima casa pode atrair pessoas bastante impulsivas para se relacionar - talvez com alguém que tenha Áries ou Marte forte no Mapa Astral - e podem ser atletas, esportistas, pessoas competitivas que gostam de se movimentar. Você gosta de pessoas com atitude, pessoas diretas e decididas - o mais direto é aquele que irá conquistar seu coração. Você odeia enrolação e pessoas que demoram demais para fazer uma escolha. Pessoas com esse posicionamento geralmente são atraentes, charmosas e gostam de atrair olhares e de quem se esforce para conquistá-las. Você busca uma pessoa animada, alegre e que respeite a sua individualidade.


Áries na Casa 8

Quem nasceu com Áries na Casa 8 pode ter um ótimo apetite sexual, porque são pessoas com muita energia e podem gostar daquela "rapidinha". Seu desafio é aproveitar cada momento da intimidade sem querer pular logo para os finalmentes - claro que isso tudo vai depender do regente da sua casa 8 e outros aspectos no seu Mapa Astral. Pessoas com esse posicionamento também podem receber uma herança de uma figura masculina, como um pai, um avô, um tio... Na intimidade você é intenso, forte, protetor e não tem tempo pra enrolação.


Áries na Casa 9

Quem tem Áries na Casa 9 pode optar por estudar algo ligado a esportes, educação física, competição. Também são pessoas que gostam de estudar sobre crimes, casos de violência e futuramente desenvolver um trabalho em delegacias, através do direito ou da área militar. Áries na Casa 9 traz pessoas que brigam por aquilo que acreditam, pelas suas ideias e são capazes de criar inimizades com pessoas que pensam diferente deles.


Áries na Casa 10

Áries na décima casa traz verdadeiros líderes, chefes, autônomos, pessoas que têm total capacidade e habilidade para terem seu próprio negócio. Odeiam receber ordens e serem meros funcionários, eles gostam de mandar. Pessoas com Áries na Casa 10 podem trabalhar com o que quiserem desde que sejam os primeiros a fazer aquilo, são inovadores, pioneiros, competitivos e querem chegar longe. Brigam para estar numa posição de liderança, adoram uma disputa para obter destaque na vida profissional.


Áries na Casa 11

Quem tem Áries na Casa 11 pode ter muitos amigos homens ou que gostam de praticar esportes. Pode atrair pessoas impulsivas e amigos briguentos e você compra a briga dos seus amigos. Cultiva amizades que vivem entre tapas e beijos. Você preza pela sinceridade, prefere que falem a verdade logo pra você. Odeia mentira e pessoas que escondem os fatos ou são oportunistas. Aqui o que mais vale para te ter como amigo é ser autêntico e honesto.

Áries na Casa 12

Quem tem Áries na Casa 12 pode ter sido um guerreiro em outras vidas, uma pessoa que lutou muito pela vida que tem, batalhou pelas pequenas e grandes coisas, enfrentou muitas pessoas. Você concentra uma enorme fortaleza dentro de si e um monstro dentro da jaula que sai quando está muito estressado. Você pode cultivar uma aparência calma e tranquila, já que preza pela paz e harmonia. Mas existe muita raiva sendo formada inconscientemente e talvez você não tenha noção disso por esconder sua raiva, sua fúria, seus desejos e paixões.